Pular para o conteúdo principal

Amor é . . . Química Pura!

Olá a todos! Relendo algumas notícias e recapitulando algumas informações podemos entender, em parte é claro, alguns fenômenos do comportamento humano. A biologia e a química ajudam bastante, afinal isto do "mundo das idéias" é algo que precisa de um corpo para se manifestar. É o seguinte. . . primeiro um fato: aquele sentimento que todos já sentiram, de "estar apaixonado" tem uma contrapartida biológica. Só recordando, pesquisas indicam que o corpo suporta o estado de apaixonado por um período médio de dois anos. Depois desse tempo o neurotransmissor que dá "aquele barato" já não é mais secretado na corrente sanguínea. . . Ou seja, a paixão é um fenômeno (!) que exige muito do corpo. Depois de um tempo o corpo tende a voltar ao normal. . . Só reforçando, segundo informações de uma psicológa, o "estar apaixonado" é considerado uma "doença"! Ainda mais, através de mais estudos, comprovou-se que as áreas do cérebro afetadas pela paixão são as mesmas que também são afetadas pela cocaína! Bem, pode-se argumentar que está se trocando os efeitos (químicos e biológicos) pelas causas, que permanecem em estado desconhecido, afinal porque todos os seres humanos, homens e mulheres, se apaixonam? Seria uma condição evolutiva? Afinal, todos aqui somos resultados de combinações genéticas resultantes de algumas uniões apaixonadas. O fato é que isto ajudou a misturar os genes. Para refletir e confundir, Fernando Pessoa:
Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. . .

Abraços
MVF

Comentários

  1. Meu nome é Graça e achei muito interessante. Estava procurando um mestrado em química pura e encontrei seu texto. Que interessante! Estava mesmo precisando ler algo semelhante, para não me deixar levar pela doença da paixão. Obrigada. Gostei muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Petição pelo Clima

---------- Mensagem encaminhada ---------- De:  Militão Figueredo   ail.com> Data: 3 de dezembro de 2016 12:09 Assunto: Petição pelo Clima Para:  fernandobezerracoelho@senadorleg.br, cristovam.buarque@senador.leg.br ,  dep.danielvilela@camara.leg.br Prezado Senador Fernando Bezerra Coelho e demais membros da  Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas Segue anexo um abaixo assinado levantado em 29/11/2015,  dia da   Mobilização Mundial pelo Clima , na orla do Rio São Francisco. Assinaturas da petição. É um tema dos mais sérios que, infelizmente, ainda não tem a atenção necessária. Por outro lado, saiba que a população do Vale do São Francisco o apoia para tomar as atitudes e medidas necessárias para garantirmos o futuro das próximas gerações e, pelos dados observados, o da nossa! Sem mais Atenciosamente Mobilização Mundial pelo Clima no Vale do São Francisco https://www.facebook.com/mobilizacaopeloclimanovale/ Trecho do livro "sete bre...

O Imaginário e o Real

Olá a Todos! Uma das características mais fantásticas dos seres humanos é a imaginação! Caso você more em uma cidade, olhe a sua volta! Observe tudo em 360 graus. Afinal, onde estavam estes objetos antes de serem concebidos e criados? Em algum lugar imaginário! Em matemática existe um conjunto de números imaginários. Os números imaginários existem, mas não tem representação no conjunto dos números reais, só isso. Da mesma forma, algo que existe na imaginação humana, somente não tem expressão ( momentânea ) no mundo físico e tridimensional . De maneira alguma tal forma "não existe." Mesmo uma tolice imaginada, não deixa de existir em nosso mundo psicológico! E quantos problemas as tolices imaginadas nos criam, não é verdade? ! ! Voltemos ao mundo imaginado. Nele, a imaginação e a criatividade não tem limites! Podemos criar mundos com rios de chocolate, animais falantes, leões herbívoros, políticos autruistas e pessoas perfeitas (os nossos heróis). Pergunta: existe algum p...