Pular para o conteúdo principal

Sete anos no sertão

No dia 22 de Setembro de 2004, há sete anos atrás, este que aqui escreve tomava posse como professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Interessante pois era uma universidade sem prédios, sem salas de aulas e sem alunos. . .
Sete anos. Neste tempo tivemos que morrer para alguns sonhos, criar outros. Homens sem sonhos são zumbis. Muitos companheiros daquela data já se foram. Outros chegaram. Histórias "novas" sempre aparecem, no entanto soam como filmes repetidos. . . "não há nada de novo debaixo do sol", Eclesiastes.
O sertão mudou muito num curto intervalo de tempo. Apesar das cidades de Juazeiro/Petrolina serem planas, fato que me surpreendeu quando aqui cheguei, os emergentes se deslocam individualmente com veículos que mais parecem tanques de gerra. Deve ser para se proteger do sol, ou sei lá, algum símbolo de poder (!). O fato é que precisamos de gente de fora para dizer que, por exemplo, necessita-se de um calçadão no centro de Juazeiro!
Com o passar do tempo vamos nos acostumando com o brilho do sol. Este que sempre reina, marca registrada do sertão. O brilho e beleza do astro rei é uma compensação para as adversidades causadas, em muitos casos, pela natureza humana . . .

E assim mais um ciclo termina, o sete é um número cabalístico: sete dias da semana; sete cores do arco iris, etc. Enfim, tudo tem seu tempo, e não somos os mesmos de sete anos atrás.


E Paz na Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Petição pelo Clima

---------- Mensagem encaminhada ---------- De:  Militão Figueredo   ail.com> Data: 3 de dezembro de 2016 12:09 Assunto: Petição pelo Clima Para:  fernandobezerracoelho@senadorleg.br, cristovam.buarque@senador.leg.br ,  dep.danielvilela@camara.leg.br Prezado Senador Fernando Bezerra Coelho e demais membros da  Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas Segue anexo um abaixo assinado levantado em 29/11/2015,  dia da   Mobilização Mundial pelo Clima , na orla do Rio São Francisco. Assinaturas da petição. É um tema dos mais sérios que, infelizmente, ainda não tem a atenção necessária. Por outro lado, saiba que a população do Vale do São Francisco o apoia para tomar as atitudes e medidas necessárias para garantirmos o futuro das próximas gerações e, pelos dados observados, o da nossa! Sem mais Atenciosamente Mobilização Mundial pelo Clima no Vale do São Francisco https://www.facebook.com/mobilizacaopeloclimanovale/ Trecho do livro "sete bre...

Mobilização Mundial pelo desinvestimento 2017

Enfim, qual será nosso fim?

Aquecimento Global, violência urbana, desemprego, fome, doenças incuráveis, impostos e etc. A lista de problemas que nos ameaçam é algo para o qual não devemos fechar os olhos. No entanto, quem não sente na própria pele tais problemas, pouco faz para entende-los. Imagine então se propor a resolve-los! Claro, excessões existem. Estou na ótica de uma pessoa comum, com seus problemas comuns, e anseios comuns, que ainda não atingiu o estado de amor incondicional pleno pela Humanidade, espero chegar lá. . . Podemos vislumbrar várias opções de um fim para nossa tão querida Humanidade, pela qual parece que ninguém tem amor. Deveriam ensinar, ou pelo menos mencionar, sobre a necessidade de se ter amor pela Humanidade. O que vemos é o contrário, pessoas que gastam seu tempo e influência a difundir a discórdia e o ódio, colocando no próximo os motivos de sua frustação, fracasso e infelicidade. . . Dúvida disto? Então veja aqui . Nossa humanidade deveria assumir, a partir de cada um d...