Olá a Todos! Mais uma vez, dando as caras, apareço. . . Um tema interessante que me preocupa é sobre o nosso poder (?) de livre arbítrio! Afinal, existe ou não? Confesso, para mim é uma questão não resolvida. Mas vamos brincar um pouco. . . Vocês já ouviram aquela frase que diz que "nenhuma folha cai sem que seja pela Vontade de Deus". . . Bem, sendo assim, o que poderia acontecer no mundo que fosse contra a vontade de Deus? Ops, mencionei Deus! Para os que não aceitam este conceito, vamos considerar o sistema composto pelo indivíduo + meio (Universo), ou seja, TUDO! Bem, vou poupá-los do discurso a respeito do Lívre Arbítrio, mas só para terem uma idéia do problema, confiram aqui. A questão que surge, de uma perspectiva pessoal, é sobre a ilusão de nossa liberdade! Quem trabalha com condicionamento humano já intui (melhor, sabe) o quanto somos manipulados pelo meio externo (para o mercado somos máquinas de consumir, programadas pelos estímulos). E muito do comportamento de nossos conhecidos pode até ser previsto por nós (assim como podem prever o nosso, é claro). É como no filme Matrix, impossível para quem está nela saber que a mesma existe. Mesmo usando de argumentos lógicos, o problema é fascinante, confiram aqui agora!
E eu,
neste momento,
estou a refletir. . .
se seria até minha reflexão algo previsível!
Abraços
MVF
E eu,
neste momento,
estou a refletir. . .
se seria até minha reflexão algo previsível!
Abraços
MVF

Tentar entender o mundo, a vida, o pensamento humnano, ou pior ainda, tentar elucidar sobre o pre-determinismo das ações humanas não é cabível a uma fonte tão imperfeita que somos nós, "meros mortais". Não existe verdade absoluta geral, e sim, uma verdade particular a qual nos adaptamos e acreditamos.
ResponderExcluirÉ inadmissível, duvidar a existência da entidade que chamamos de "Deus" num carater particular. Cada pessoa carrega dentro de si um universo, no qual ela é livre para contruir suas verdades e mentiras a respeito do mundo e de qualquer forma de pensamento. Voce errou ao julgar que estammos presos num sistema( alusão a matrix), voce é que está enclausurado a sua perspectiva de tentar caracterizar a verdade absoluta do "tudo".
Preste atenção!