A Vida é um processo fantástico! Fico admirado com as diversas situações que surgem neste processo. E são tantas! Repletas de oportunidades de autoconhecimento, de si mesmo e da natureza humana. . .Em algumas situações sou anjo, noutras demonio. Em outras sou vítima e noutras vilão!
A questão é ter sabedoria para colher os frutos desta árvore. E podem ser tantos! Baseado na experiência pessoal posso dizer que muito de nosso comportamento é, sob certo aspecto, programado e condicionado. O que chamamos de lívre arbítrio é um grau diferente, mais elevado, de condicionamento. Este processo parece como um tunel, um caminho que não tem volta. Certo processos devem ocorrer e, enquanto não passamos a um nível acima, corremos o risco de repetí-los.
A base da vida, como processo, é biológica! O mundo do pensamento puro, do espírito, só se manifesta em situações de estados elevados de consciência. . . Quero dizer com isto que, no dia a dia, os processos de elevada consciência não costumam se manifestar. Nosso comportamento tem, sob certo aspecto, algo de patológico, derivado de repetição e alimentação de padrões. Assim, observando aos seres humanos, meus espelhos, encontro características admiráveis e outras que me causam repulsa ou mesmo medo. . .
No entanto, para o agente da ação, tudo tem sua razão. Todos tem razão, considerando seu ponto de vista particular que, como disse acima, tem as vezes algo de patológico. E, como saber se as pessoas com quem lidamos tem um grau aceitável, ou mesmo compatível, com nosso comportamento e valores? Bem, não tem receita, somente nos relacionando . . .
Sendo a Vida um processo, é razoável que esteja sujeita a leis. Leis biológicas, sociais, emocionais e espirituais de causa e efeito. Saber sobre estas leis, e como elas atuam, pode ser útil para nos livrar de situações indesejáveis. Em certo momento nosso processo individual, que ainda não comprovou a existência destas leis, nos obriga a comprová-las na carne. Encaremos isto como uma lição, apenas!
Sendo a Vida um processo, e considerando um Universo fechado, é razoavel que nossas ações, sejam elas de qualquer natureza, induzam reações no sistema, ou seja, as Leis de Conservação do Universo devem regir as consequencias de nossos atos. Alguns comportamentos, que observados de perto podem parecer ingênuos ou mesmo tolos, vistos a distância se mostram de grande sabedoria, por estar de acordo com elevadas Leis espitiruais.
Sendo a Vida um processo, várias histórias podem ser contadas. Basta escolher um ponto de partida e chegada e uma escala de tempo e espaço. Um exemplo, as sequoias gigantes são arvóres que dependem, em seu processo de reprodução, da ocorrência de grandes incêndios. Em escala pequena de tempo os incendios são prejudiciais, mas numa escala maior são necessários para a vida das sequoias e outras espécies.
Com respeito a Vida particular . . . todos buscam a Felicidade! Afinal, o que proporciona esta? Diria que isto depende do grau de evolução do sujeito/indivíduo. Depende do ponto em que esteja centrado seu atual desenvolvimento e nível de consciência. A Felicidade não é um estado e sim um processo!
E os acontecimentos mais importantes acontecem dentro de nossa mente!

Comentários
Postar um comentário