Pular para o conteúdo principal

Universo em Expansão

Na edição de abril da revista Scientific American Brasil, um artigo muito interessante aborda a questão do futuro do universo. Segundo os dados observacionais, o universo observável está se expandindo de forma acelerada. Isto significa que depois de um tempo finito, 100 bilhões de anos, as informações sobre os objetos tidos como mais distantes hoje, quasares a cerca de 10 blhões de anos, estarão inacessíveis, pois nem a luz dos mesmos será possível de nos alcançar. É como um buraco negro, só que do avesso! A luz dos limites do universo observável de hoje não conseguirá chegar a Terra. Como não teremos nem galáxias próximas para observar, serão poucos, ou mesmo nenhum, os indícios de que o universo foi como é hoje! É a perda de toda a informação que temos disponível nos céus! É um pouco frustante! Mas parece que estes são os fatos! Ainda bem que temos bastante tempo para aceitarmos esta face da realidade!

David Bohm, em seu livro "A Totalidade e a Ordem Implicada", aborda a questão do Big Bang (origem do universo material) como uma pequena ondulação do imenso mar de energia que preenche o que chamamos de vazio.

Esse pulso explodiria para o exterior e se fragmentaria em ondulações menores que se espalhariam ainda mais para o exterior, constituindo-se assim nosso "universo em expansão". Este traria o seu "espaço dobrando dentro de si como uma ordem explicada epecialmente distinta."

Bem. . . as considerações de Bohm são fantásticas!
Resumindo, nosso universo é apenas uma pequena perturbação que ocorre no "plenum" ou vazio, que tem quantidade infinita de energia!

Aproveitando, sobre o plenum, que é um imenso nada de onde tudo de forma, vale a pena conferir a obra "Os Sete Sermões aos mortos" de Jung.

Para o nosso dia a dia que importância tem isso?
Bem . . . somos formados de matéria e energia, crenças e desejos.

Paz na Terra!

Militão




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Petição pelo Clima

---------- Mensagem encaminhada ---------- De:  Militão Figueredo   ail.com> Data: 3 de dezembro de 2016 12:09 Assunto: Petição pelo Clima Para:  fernandobezerracoelho@senadorleg.br, cristovam.buarque@senador.leg.br ,  dep.danielvilela@camara.leg.br Prezado Senador Fernando Bezerra Coelho e demais membros da  Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas Segue anexo um abaixo assinado levantado em 29/11/2015,  dia da   Mobilização Mundial pelo Clima , na orla do Rio São Francisco. Assinaturas da petição. É um tema dos mais sérios que, infelizmente, ainda não tem a atenção necessária. Por outro lado, saiba que a população do Vale do São Francisco o apoia para tomar as atitudes e medidas necessárias para garantirmos o futuro das próximas gerações e, pelos dados observados, o da nossa! Sem mais Atenciosamente Mobilização Mundial pelo Clima no Vale do São Francisco https://www.facebook.com/mobilizacaopeloclimanovale/ Trecho do livro "sete bre...

Mobilização Mundial pelo desinvestimento 2017

Enfim, qual será nosso fim?

Aquecimento Global, violência urbana, desemprego, fome, doenças incuráveis, impostos e etc. A lista de problemas que nos ameaçam é algo para o qual não devemos fechar os olhos. No entanto, quem não sente na própria pele tais problemas, pouco faz para entende-los. Imagine então se propor a resolve-los! Claro, excessões existem. Estou na ótica de uma pessoa comum, com seus problemas comuns, e anseios comuns, que ainda não atingiu o estado de amor incondicional pleno pela Humanidade, espero chegar lá. . . Podemos vislumbrar várias opções de um fim para nossa tão querida Humanidade, pela qual parece que ninguém tem amor. Deveriam ensinar, ou pelo menos mencionar, sobre a necessidade de se ter amor pela Humanidade. O que vemos é o contrário, pessoas que gastam seu tempo e influência a difundir a discórdia e o ódio, colocando no próximo os motivos de sua frustação, fracasso e infelicidade. . . Dúvida disto? Então veja aqui . Nossa humanidade deveria assumir, a partir de cada um d...